Centro Internacional de Estudos
Árabes e Islâmicos

O Centro Internacional de Estudos Árabes e Islâmicos (CEAI) foi criado em 2019 na UFS como uma instituição acadêmica que integra ensino, pesquisa, extensão comunitária e internacionalização. Por meio de uma ampla gama de atividades acadêmicas, culturais e artísticas, o CEAI visa fomentar produções científicas, filosóficas e estéticas, bem como construir pontes culturais entre as regiões.

O Centro dedica-se a produzir, trocar e disseminar conhecimento sobre as sociedades árabes e islâmicas e suas relações com as sociedades brasileira e latino-americana. As atividades organizadas pelo CEAI visam democratizar o acesso aos debates acadêmicos e criar um ambiente científico propício ao desenvolvimento de novos horizontes teóricos, por meio de um diálogo permanente com a diversa paisagem epistemológica da sociedade brasileira.

O CEAI possui um acervo de referência composto por mais de 700 livros e materiais sobre países árabes e diásporas que constituem a “Coleção Ricardo Cury”, localizada na Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe e disponíveis para pesquisa. A coleção foi doada pelo Sr. Ricardo Cury ao Centro Internacional de Estudos Árabes e Islâmicos e inclui obras raras, em várias línguas, que abordam múltiplos aspectos das sociedades árabes.

Considerando sua localização geográfica no estado de Sergipe como ponto de inflexão epistêmica, o CEAI busca incentivar pesquisas e historicizar experiências e conexões do mundo árabe com os múltiplos processos de formação cultural do nordeste brasileiro, com perspectivas críticas à colonialidade do saber.

ARTE E CULTURA

As perspectivas epistemológicas desenvolvidas no CEAI baseiam-se no princípio de transpor fronteiras entre práticas científicas, artísticas e linguísticas, pressupondo que a expertise acadêmica também deve ser alimentada pelo conhecimento produzido fora das universidades. A partir de então, o trabalho científico realizado no CEAI apresenta múltiplas abordagens metodológicas e analíticas, reforçando a característica transdisciplinar do Centro.

O Centro firmou desde o início parceria com a plataforma Beit21, especializada em residências e mobilidades artísticas entre países árabes e o Brasil. A primeira residência artística organizada pelo CEAI foi com o renomado artista palestino Abdul Rahman Katanani, em 2019. Durante sua estadia em Sergipe, ele estabeleceu diálogos com diversos artistas, como Véio, e ministrou palestras e workshops em São Paulo, Aracaju e no Festival de Artes de São Cristóvão (FASC).

Além disso, realizamos o projeto de extensão “A Música e o Mundo”, com artistas de destaque em uma metodologia organizada ao redor de conversas musicais que exploram o potencial da música como espaço de interpretação da contemporaneidade.

PARCERIA COM A UNESCO: Programa “Arab Latinos!”

O CEAI sediou a Primeira Conferência Internacional da UNESCO do programa “Arab Latinos!”, na Universidade Federal de Sergipe, em agosto de 2023. O evento reuniu participantes de mais de 10 países para uma série de eventos acadêmicos e artísticos focados em promover solidariedades transnacionais.

A Conferência reuniu mais de 2.000 pessoas em 3 dias e começou com o Concerto “Árabe-Nordestino”, apresentando a confluência entre a música árabe e a música do Nordeste do Brasil, especialmente organizado para a ocasião. As atividades subsequentes incluíram painéis sobre migrações, memória e território, direitos culturais e oficinas artísticas sobre “Música Latino-Árabe”, “Cinema Latino-Árabe” e “Literatura Latino-Árabe”. Durante a Conferência, o CEAI esteve envolvido na organização de oficinas com acadêmicos do Chile, Argentina, Colômbia, Brasil e México, além de representantes da UNESCO que trabalharam em estreita colaboração com estudantes selecionados como parte da sessão “Arab Latinos!”. As oficinas elaboraram propostas para o programa da UNESCO sobre como aprimorar as relações internacionais entre os países árabes e a América Latina. A organização desta Conferência Internacional da UNESCO destacou o compromisso do CEAI em promover o diálogo e a colaboração entre povos e culturas.

Um momento muito especial da Conferência sediada pelo CEAI foi a participação de Martinho da Vila, um dos artistas mais conhecidos do Brasil, mestre do samba, expressão musical brasileira mundialmente reconhecida. Ele foi homenageado no evento e na circunstância recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Sergipe, em reconhecimento às suas significativas contribuições para a diplomacia Sul-Sul e o diálogo intercultural, particularmente com o continente africano.

Outra atividade de destaque foi o encontro organizado entre lideranças quilombolas e indígenas do estado de Sergipe e representantes da Organização das Nações Unidas para discutir temas relacionados à proteção de direitos humanos e culturais.

docentes pesquisadores

Os pesquisadores do Centro, compostos por docentes e estudantes de Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, contribuem ativamente para um amplo espectro de produção acadêmica transdisciplinar, refletindo sua diversificada expertise e compromisso com o avanço do conhecimento em diversas áreas, como História, Língua Árabe, Filosofia, Relações Internacionais, Jornalismo, Geografia e Literatura. O CEAI pretende ser uma referência no Brasil e na América Latina em pesquisa científica e filosófica sobre arte, cultura e estética de países árabes e islâmicos. Por isso, nossos pesquisadores produzem trabalhos científicos abrangendo áreas como língua árabe, poesia, literatura, cinema, futebol, música, imigração, infância, entre muitas outras.

O coordenador do Centro é o Professor Geraldo Adriano Campos, Doutor em Filosofia e professor de Relações Internacionais da UFS.

Geraldo Adriano Godoy de Campos

Coordenador – Lattes

Ahmed Hussein El Zoghbi

Murilo Sebe Bom Meihy

Arturo Benito Hartmann Pacheco

Romero Junior Venancio Silva

Érica Cristina Alexandre Winand

Thiago Fernandes Franco

Felipe Benjamin Francisco

Pesquisadores associados

Ana Beatriz Mendes Araujo

Lorena de Almeida Araújo Galdino Barbosa

Ana Flávia Pires Leal

Lucas Passos Lins

Ana Paula Rocha

Mariane Soares Gennari

Ellen Victória Santos Silva

Mariana de Medeiros Costa

Enndiel dos Santos Mendel

Mohamed Issouf Ag Mohamed

Gabriela de Alcantara Costa

Pedro Corrales Furtado de Oliveira

Galileu Arthur Bispo Santana

Wellem da Silva Evangelista

In memorian

Hemersson Gurgel

Pesquisador do CEAI. Estudava a obra do artista palestino Sliman Mansour e o conceito de Sumud

plugins premium WordPress