A Rede Global de Estudos sobre Processos Coloniais (REPEC) é um projeto de internacionalização de pesquisas acadêmicas proposto pela Universidade Federal de Sergipe por intermédio de seu Centro Internacional de Estudos Árabes e Islâmicos (CEAI-UFS). A Rede busca se alinhar à urgência de fomentar interlocuções científicas e o fortalecimento institucional em perspectiva “Sul-Sul”. Para tanto, a Rede propõe-se a promover a descentralização da produção de conhecimento acerca de diferentes dimensões de processos coloniais, a partir de epistemologias periféricas das relações internacionais, das linguagens e da filosofia. Objetiva-se com isso criar e fortalecer conexões com universidades e institutos internacionais que compartilhem tais preocupações epistemológicas a fim de oferecer novas abordagens teóricas e metodológicas sobre o tema.
O clube de leitura “Mundo Árabe e Diásporas” surgiu em julho de 2021 com a ideia de ampliarmos nossos horizontes de discussão, acerca da literatura produzida em língua árabe e em suas diásporas. Ao longo dos anos, diversas obras literárias foram discutidas com a participação de seus respectivos tradutores. Os encontros se constituem em espaço para trocas de percepções e diálogos sobre os livros. Qualquer pessoa é bem-vinda a participar das reuniões que ocorrem virtualmente, basta inscrever-se gratuitamente, por meio de formulário online divulgado no início de cada ano.
O Centro Internacional de Estudos Árabes e Islâmicos (CEAI) possui um compromisso com a pesquisa acadêmica e com a promoção de metodologias inovadoras para o estudo do chamado “Oriente Médio”. Por isso, são realizadas atividades anuais de imersão acadêmica com pesquisadores convidados visando o desenvolvimento de múltiplos espaços de aprendizado coletivo e experimentação metodológica.